segunda-feira, 21 de março de 2011

O poder das palavras

Se existe algo que nunca volta é a palavra dita. Conquistar a confiança de alguém é uma fase que pode levar anos, mas para perdê-la são necessárias somente algumas frações de segundos.

É fato que um mundo justo é aquele onde existe a liberdade de expressão. Ela é a base para uma boa relação com outras pessoas, além de deixar claro suas opiniões a respeito das mesmas. Mas essa liberdade se limita quando é usada de forma explícita, colocando em jogo a integridade moral, invadindo assim, a privacidade do outro. Teorias infundadas ou levantamentos em falso que causam intrigas são atos desprovidos de razão, e que não devem fazer parte do convívio social em geral.

Falar o que lhe vem à cabeça quando se está movido pela raiva pode ser fácil quando se tem em mente uma opinião momentânea, mas as marcas que elas deixam podem ser infindáveis. Pessoas influenciáveis estão sujeitas a qualquer tipo de falsidade, pois para discernir quem diz a verdade e tomar um partido é preciso consciência e reflexão, usando a confiança como passo inicial.

Portanto, para não cometer o erro de colocar palavras onde faltam idéias ou teorias fundamentadas,  precisamos não só dizer, mas também agir de acordo com nossas ações. Isso irá nos mostrar seres racionais e, acima de tudo, confiáveis. Quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio, e lembre-se que alto deve ser o valor das idéias, e não o tom da sua voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário